terça-feira, 20 de setembro de 2016

NOSSO TRABALHO

A Lagoa da Pampulha é um importante ponto turístico de Belo Horizonte e o mais novo Patrimônio Cultural da Humanidade; entretanto, infelizmente ela é muito conhecida por sua poluição. O presente Projeto, desenvolvido por um grupo de alunos participantes do Clube de Ciências e Cultura do Centro Pedagógico da UFMG, busca pesquisar os pescadores que pescam ilegalmente na Lagoa da Pampulha.
O objetivo principal do nosso trabalho é o de descobrir o que esses pescadores fazem com os peixes após a pesca, além de identificar se estes têm consciência dos problemas ambientais que ocorrem na Lagoa e a possível contaminação dos peixes que nela vivem.
Através das entrevistas realizadas, percebeu-se até o momento que os pescadores desconhecem os riscos de pescar os peixes da Lagoa e de usá-los para o consumo e o comércio.
Para o levantamento de dados, elaboramos um questionário investigativo contendo questões abertas e fechadas e que versam sobre o motivo da pesca naquela lagoa, a frequência com que os pescadores ali pescam, os pontos referenciais na lagoa para a pesca, a quantidade média de peixes pescados por dia e as relações entre a poluição e o consumo dos peixes da lagoa.
Realizamos as entrevistas em duas visitas à lagoa. Os dados obtidos foram analisados e foram construídos gráficos para melhor expressar os resultados encontrados. Por fim, elaborados o blog “Química e Física Divertida” e o site “Pescadores da Lagoa da Pampulha” como possível maneira de publicar os dados obtidos em nossa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário